COMO O FILTRO CAPACITIVO PODE AUXILIAR NA INTEGRIDADE DOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

29/07/2021

A tecnologia avançada nos dias de hoje proporciona muitas vantagens em todos os sentidos. São muitos os aparelhos que compõem o ambiente em que se é frequentado, seja no espaço de trabalho e lazer ou no conforto de casa. E devido esse montante, muitas vezes a integridade dos mesmos é colocada em risco, tendo em vista instabilidades na rede elétrica, que podem causar distorções quase imperceptíveis. Essas instabilidades são as responsáveis por enormes prejuízos aos motores e eletroeletrônicos conectados no ambiente, ocasionando mau funcionamento dos mesmos ou até mesmo sua inutilização.

 

Mas o que são essas instabilidades na rede?

Oscilações de energia, tomadas aquecidas e curtos-circuitos são sinais claros de que algo não vai bem na rede elétrica residencial. Isso se deve ao fato de que existem por exemplos, picos de tensão que acontecem quando há um aumento instantâneo de tensão na rede elétrica, geralmente provocado por descargas elétricas provenientes de raios. A principal consequência é a queima dos equipamentos que estavam ligados à rede no momento.

Existem também também as conhecidas quedas de tensão. As denominadas subtensões são diminuições por curto período de tempo dos níveis de tensão. Este tipo de problema abrange mais de 85% de todos os tipos de problemas na rede elétrica.

As subtensões são causadas pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos tais como máquinas, elevadores, motores, compressores e ar condicionados. Quando em uso massivo, tais aparelhos consomem grande quantidade de energia, provocando a queda de tensão por curtos espaços de tempo. Os picos de subtensão são vistos principalmente quando sistemas de ar condicionados atingem seus picos de uso ou nos horários do início da noite quando a maioria dos chuveiros elétricos estão ligados.

Com a rede elétrica operando em menor potência pode-se notar diversos problemas, como por exemplo congelamentos de um sistema em operação, panes inesperadas resultando em perda de dados, arquivos corrompidos ou comprometimento de uma determinada parte de uma máquina.

Ao passo que uma tensão menor da rede elétrica prejudica a operação de aparelhos, um curto aumento de tensão pode também dar dores de cabeça. O aumento de tensão instantânea é normalmente causado por um raio que caiu próximo a sua instalação ou pela própria empresa de energia elétrica, quando esta retorna com o fornecimento após uma interrupção de energia.

Um pico de energia pode penetrar em equipamentos eletrônicos através da linha de energia elétrica, conexões de rede, linhas seriais ou telefônicas e danificar ou destruir completamente seus componentes. Alguns efeitos observados são danos catastróficos aos equipamentos com queima de partes e também perda de dados.

Se ambos exemplos dentre outras instabilidades- apagões, surto de rede, ruídos- estiverem ocorrendo com frequência, significa que é preciso instalar componentes protetores para evitar que os aparelhos sejam danificados. Uma ótima opção, com ótimo custo-benefício é o filtro capacitivo.

Filtro capacitivo e suas vantagens

O filtro capacitivo é um equipamento eletrônico que possui tecnologia autônoma em paralelo a rede, responsável por filtrar e desviar para o solo as interferências causadoras de distorções, incluindo as frequências harmônicas que estão presentes na rede elétrica.

O dispositivo eletrônico de fácil instalação proporciona eficiência, incluindo melhor desempenho e durabilidade de aparelhos, ganhos diretos de 8 até 20% no consumo registrado de energia e o aumento na capacidade de captação de ruído.

A tecnologia trabalha com a otimização em rede, gerando qualidade em energia elétrica; a equalização seletiva dos 60 HZ, inibindo artefatos harmônicos prejudiciais e a alta verificação de funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência de terceiros.

As vantagens podem ser obtidas através da:

  • Proteção quanto a queima de motores e equipamentos até 680V;
  • O aumento da vida útil de motores e equipamentos eletroeletrônicos; 
  • A proteção da rede elétrica local contra distorções causadas por raios e picos de tensão; 
  • Diminuição na parada de equipamentos, devido ao desarme do disjuntor e à queima de fusível;
  • O aumento na capacidade de corte de surto em 30%; 
  • Cofre interno para proteção da dissipação de energia gerada quando o varistor entra em curto, evitando possível ruptura da caixa e danos aos clientes.

Depois de tantas vantagens fica fácil notar o quanto agrega o filtro capacitivo, tanto no bolso quanto no pleno funcionamento dos equipamentos. Se interessou? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Scroll to top