AS VANTAGENS PROPORCIONADAS PELOS AQUECEDORES SOLARES

08/08/2021- Por João Batista Hudson Freris

Uma consequência do século XX foi proporcionar comodidade através das novas tecnologias que estavam sendo desenvolvidas. Para ter banho quente, era preciso uma engenhoca cara a gás ou à lenha. Tal invenção nacional foi revolucionada e hoje temos os chuveiros elétricos, que são amplamente utilizados nos lares brasileiros.

Presente em 72% das casas e estabelecimentos comerciais e de lazer do Brasil afora, o chuveiro equipado com resistência elétrica é responsável por até 43% do consumo de energia nas residências do país nessa época mais fria do ano, de acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Esse consumo reflete diretamente no bolso do consumidor, que tende a usar o chuveiro na posição inverno, dessa maneira consumindo bastante energia. Todavia, uma alternativa eficiente, com excelente custo benefício é o aquecedor solar

O aquecedor solar funciona agregando uma série de vantagens, que vão desde um maior conforto no banho gerado pelo fornecimento da água quente proveniente dos raios solares que é uma fonte gratuita de energia, passando pela elevada economia de energia. A vantagem econômica aliada aos muitos benefícios ao meio ambiente, proporciona maior comodidade de uso, segurança e economia.

Mas como funciona um sistema de aquecimento solar? 

Um sistema de aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares que são responsáveis pela absorção da radiação solar, captado pelas placas do aquecedor solar. A outra parte do sistema é o reservatório térmico, ou Boiler, que é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de materiais condutores, isolados termicamente com poliuretano. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados de circulação natural ou termossifão. A água é movida também através de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, e são podem ser utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes.

O Coletor Solar

Quando os raios do sol atravessam o vidro da tampa do coletor, eles esquentam as aletas que são feitas de cobre ou alumínio para a absorção dos raios solares. O calor passa então das aletas para os tubos de cobra. Daí a água que está dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatório do aquecedor solar

O Reservatório Térmico

O reservatório térmico mantém quente a água armazenada no aquecedor solar . Esses cilindros são feitos de cobre, inox, ou polipropileno e depois recebem um isolante térmico.

Os modelos de reservatórios térmicos podem variar de tamanho, dependendo da necessidade, sendo o mais comum de 100 a 20 mil litros. O tamanho do reservatório térmico, ou seja, o volume de água que ele é capaz de armazenar, precisa ser dimensionado e é preciso saber quantas pessoas vão usar o sistema diariamente, a duração média e a quantidade de banhos diários, quantos serão os pontos de uso de água quente, ou a dimensão da piscina, e assim por diante.

O Sistema Auxiliar de Aquecimento

Quando o tempo fica muito nublado e chuvoso por longos períodos, ou quando a casa recebe visitas e o número de banhos fica acima do dimensionamento inicial, o sistema auxiliar entra em ação, podendo operar tanto elétrico quanto à gás. Como o Brasil é um país com grande incidência de raios solares, dificilmente o sistema auxiliar é acionado.

Depois de saber as inúmeras vantagens que o aquecedor solar proporciona, fica fácil escolher uma maneira simples e de ótimo custo-benefício,  que pode poupar até 43% da conta de luz. Deseja mais informações? Entre em contato com a Energy!

Deixe uma resposta

Scroll to top